Park(ing) Day
O Park(ing) day é um projeto cultural global, público e participativo com abrangência em muitas cidades do mundo. Neste dia, as pessoas aproveitam temporariamente as vagas de estacionamento nas ruas e as convertem em pequenos parques e lugares para arte, diversão e ensino.
São Paulo é uma das cidades que desde há 10 anos vem se somando a esta iniciativa de criar cidades mais inclusivas e sustentáveis, com eventos de Parking Day e com o programa de Parklets. E ainda tem muito de fazer!
Na Região Metropolitana – RMSP, segundo a pesquisa Origem e Destino (OD) feita em 2017, 1,5 milhão de automóveis são estacionados gratuitamente nas vias, todos os dias úteis. Se calculamos a superfície ocupada por estes em vagas de estacionamento, seriam 1.875 hectares. Ou seja, mais de 7 vezes o Parque do Ibirapuera!
Como podemos utilizar uma vaga de uma maneira mais sustentável?
Qual o objeto do evento?
* Conscientizar sobre a importância de uma mobilidade urbana sustentável e promover um uso coletivo das ruas como espaços públicos e saúde urbana.
* Ampliar os espaços públicos de encontro e interação entre vizinhança, estudantes, professores, colaboradores e trabalhadores das instituições públicas e privadas.
* Fomentar um diálogo acadêmico com o entorno.
___
O evento de caráter público, organizado pelo Insper através do Laboratório Arq. Futuro de Cidades, co-desenhado pelos estudantes para transformar temporariamente as vagas de estacionamento da Rua Uberabinha em espaços de lazer, encontro e pedagogia urbana.
O Park(ing) Day é um convite para a comunidade ampla do Insper assim como entidade e instituições do entorno.